Bryconamericus exodon (Eigenmann, 1907)
Nome Popular: Lambari — Inglês: não possui
Família: Characidae (Caracídeos)
Distribuição: América do Sul, bacia do rio Paraguai
Tamanho Adulto: 6 cm
Expectativa de Vida: 5 anos +
Temperamento: Pacífico
Aquário Mínimo: 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 L)
Temperatura: 22°C a 28°C
pH: 6.0 a 7.6 – Dureza: desconhecido
Visão Geral
Nenhuma informação.
Aquário & Comportamento
O aquário deverá conter plantas formando zonas sombrias com algumas áreas abertas para natação. Outras peças de decoração poderão incluir troncos e raízes.
Seu comportamento é pacífico e gregário, devendo ser mantido em pelo menos meia dúzia de espécimes ou mais para que mostrem seu comportamento natural. Pode ser mantido em aquário comunitário com peixes de pequeno porte igualmente pacíficos. Ocasionalmente pode mordiscar peixes mais lentos ou que apresentem longas nadadeiras.
Reprodução & Dimorfismo Sexual
Ovíparo. Nas primeiras horas do dia o macho conduzirá a fêmea liberar os ovos não adesivos em meio a plantas que serão fecundados. A maioria dos ovos irá cair para o fundo ou poderá ficar flutuando. Eclodem em até 2 dias e larvas estarão nadando livremente em até 48h. Pais não exibem cuidado parental.
O dimorfismo sexual da espécie é evidente em indivíduos adultos. Macho tem forma corpo de forma retilínea e a fêmea apresenta corpo em forma mais roliça.
Alimentação
Onívoro. Em seu ambiente natural se alimenta de vermes, crustáceos, insetos e secundariamente material vegetal. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos.
Etimologia: Bryconamericus; brycon (grego) = morder, roer + americus (latim) = América
Referências
- Géry, J., 1977. Characoids of the world. Neptune City ; Reigate : T.F.H. [etc.]; 672 p. : ill. (chiefly col.).
- Redescrição e osteologia de Bryconamericus exodon Eigenmann, 1907 (Ostariophysi, Characiformes, Characidae) – Serra, Jane Piton; Langeani, Francisco
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Agosto/2016
Faça um comentário