Hollandichthys multifasciatus (Eigenmann & Norris, 1900)
Nome Popular: Lambari Listrado — Inglês: não possui
Família: Characidae (Caracídeos)
Distribuição: América do Sul; rios costeiros da região sudeste até o sul do Brasil
Tamanho Adulto: 10 cm (comum: 7 cm)
Expectativa de Vida: 5 anos +
Temperamento: Pacífico
Aquário Mínimo: 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 L)
Temperatura: 16°C a 28°C
pH: 6.0 a 7.5 – Dureza: desconhecido
Visão Geral
Conhecido como Lambari Listrado ou Lambari Dourado, é uma espécie associada a ambientes de florestas e ocorre desde a região sudeste do Brasil (RJ e SP) até o Rio Grande do Sul. Há relatos de sua ocorrência no Uruguai.
Comumente encontrado em meio a densa vegetação aquática em ambiente lêntico.
Aquário & Comportamento
Preferem aquário com bastante plantas formando zonas sombrias. Se mostram mais coloridos e ativos quando mantidos em aquário densamente plantado. Pode-se adicionar raízes e folhas secas (opcional) como decoração.
Possui comportamento gregário e pacífico, podendo ser mantido em aquário comunitário. Se deve mantê-los em pelo menos 6 espécimes ou mais.
Reprodução & Dimorfismo Sexual
Ovíparo. Pouco se sabe sobre sua reprodução, porém em existem relatos de sua reprodução em cativeiro ser similar aos demais caracídeos de pequeno porte. Nas primeiras horas do dia o macho conduzirá a fêmea liberar os ovos que serão fecundados e sua maioria irá para o fundo. Eclodem em até três dias e larvas estarão nadando livremente em até 48 h. Pais não exibem cuidado parental.
O dimorfismo sexual é evidente em espécimes adultos, o macho apresenta corpo de forma retilínea e coloração mais intensa, enquanto fêmea possui corpo mais roliço e cores mais pálidas além se ser levemente maior.
Alimentação
Onívoro, essencialmente insetívoro. Sua alimentação inclui insetos aquáticos e terrestres, decápodes, oligoquetos aquáticos, plantas e aranhas. Os maiores indivíduos alimentaram-se principalmente de plantas, insetos terrestres e aranhas, enquanto que os menores indivíduos alimentaram-se basicamente de plantas e oligoquetos aquáticos.
Em cativeiro aceitará prontamente alimentos vivos e secos.
Etimologia: Hollandichthys; a partir da Holanda ou pessoa com sobrenome Holland. Multifasciatus = muitas listras
Referências
- Temporal and ontogenetic variations in feeding habits of Hollandichthys multifasciatus (Teleostei: Characidae) in coastal Atlantic rainforest streams, southern Brazil – ABILHOA, Vinícius; BORNATOWSKI, Hugo e OTTO, Gislaine
- Comparative cytogenetics among populations of Hollandichthys multifasciatus (Teleostei: Characidae) – Balen RE1, Noleto RB, Vicari MR, Artoni RF, Cestari MM.
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Agosto/2016
Trata-se de uma espécie bem rara de lambari. Já pesquei alguns na cidade de Biritiba-Mirim, SP. esse lambari dá sempre em regiões de litoral, nos córregos e rios que desaguam no mar. Também está presente na região do Alto Tietê, ocorrendo em pequenos afluentes do Rio Tietê. Diferente dos outros tipos comuns de lambaris que adoram uma corredeira, o lambari-listrado prefere os remansos e poços dos córregos, onde a água é mais parada. Ele é bem difícil de fisgar, necessitando de anzóis minúsculos.
Aqui no município de Itapoa SC tem muito em um rio pequeno
Estou tentando reproduzir em um tanque ibc com bombas e alimentação boa
Será que consigo ?
Lambari listrado