Glossolepis incisus (Weber, 1907)
Nome Popular: Peixe Arco-íris Vermelho, Melanotaenia Maçã — Inglês: Red rainbowfish
Família: Melanotaeniidae (Melanotaenídeos)
Origem: Ásia. Endêmico do lago Sentani em Irian Jaya, Indonésia.
Tamanho Adulto: 15 cm (comum: 10 cm)
Expectativa de Vida: 5 anos +
Temperamento: Pacífico
Aquário Mínimo: 100 cm X 40 cm X 50 cm (200 L)
Temperatura: 26°C a 30°C
pH: 7.2 a 8.2 – Dureza: 9 a 19
Visão Geral
Endêmico do lago Sentani em uma área de cerca de 75 metros de altitude na Indonésia, normalmente são encontrados em bancos de areia rasos em meio a densa vegetação ou raízes. O lago está ligado ao oceano por um pequeno afluente e assim contém uma interessante combinação de espécies.
A disponibilidade de alimentos atraiu esta espécie para determinadas áreas, como sob as palafitas tradicionais, raízes de algumas plantas, lixo e restos de troncos. O pólen de plantas terrestres, bem como insetos terrestres, também serviu como fonte de alimento para os peixes, juntamente com as larvas de insetos aquáticos e algas. Raízes das plantas também foram importantes para o refúgio. Estes fatores influenciaram sua seleção distribuição e habitat, e, consequentemente, a sua abundância (Ohee 2013).
No Brasil é conhecido comumente como Melanotaenia Maçã, sendo um dos peixes ornamentais mais comuns desta família.
A coloração de espécimes criados em cativeiro diferem de espécimes selvagens, estes últimos possuem coloração infinitamente mais atraente.
Aquário & Comportamento
Prefere aquário plantado com vegetação densa e áreas abertas para natação. São peixes que devem ser mantidos em grupos de pelo menos seis indivíduos, quanto maior o cardume mais natural o seu comportamento e realce das cores. Possui natação bastante ágil exigindo aquário de bom comprimento.
São peixes de comportamento pacífico que passam a maior parte do tempo disputando território ou a atenção das fêmeas, os machos se enfrentam e exibem suas nadadeiras e cores no máximo esplendor possível.
Reprodução & Dimorfismo Sexual
Ovíparo, são disseminadores livres. A fêmea libera seus ovos na água, próximo a folhas ou rochas, e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em 7 a 12 dias quando mantidos em temperatura mais alta e após alguns dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar. Não ocorre o cuidado parental.
O dimorfismo sexual é evidente com machos maduros sendo maiores que as fêmeas, além de desenvolverem coloração vermelha característica que dá ao peixe seu nome comum. Fêmeas são menores e possuem coloração verde oliva com cinza.
Curiosamente, quando mantidos em temperaturas mais baixas todos os machos tendem a apresentar coloração vermelha, enquanto em temperaturas mais altas apenas os machos dominantes tendem a mostrar coloração vermelha.
Alimentação
Onívoro. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos. Alimentos vivos e congelados ajudam a acentuar sua coloração.
Etimologia: Glossolepis do grego glossa = língua + grego, lepis = escama
Referências
- Allen, G.R., 1991. Field guide to the freshwater fishes of New Guinea. Publication, no. 9. 268 p. Christensen Research Institute, Madang, Papua New Guinea.
- ASAP, Aquarium Science Association of the Philippines, 1996. Aquarium species in the Philippines. ASAP Aquarist Database Report. 9 p. Quezon City, Philippines.
- Siby, L.S., 2009. Biologi reproduksi ikan pelang merah (Glossolepis incisus Weber, 1907) di Danau Sentani. Bogor Agricultural University. MSc thesis. 70p.
- Home of Rainbowfish por Adrian R. Tappin
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Setembro/2016
Colaboradores (collaboration): –
Faça um comentário