As soluções podem ser divididas em Ácido e Bases. Vamos ver aqui o conceito de ARRHENIUS e também vamos identificar e medir o Ph de certas substâncias e soluções com os chamados indicadores de Ph.
Bases
Substâncias básicas são aquelas que em solução aquosa liberam o íon OH- chamado hidroxila.
Substâncias básicas também são consideradas perigosas assim como os ácidos e requerem cuidados tais como o uso dos mesmos equipamentos de proteção e evitar contato com partes do corpo.
Estas precauções são necessárias porque substâncias básicas também causam queimaduras graves.
Ao contrário dos ácidos, as bases liberam hidroxilas OH- que são responsáveis pela redução das outras espécies químicas que estão em contato. O ácido tem um radical H (hidrogênio) HCL-ácido clorídrico H2SO4-ácido sulfúrico. A base tem um radical OH (hidroxila) NaOH-hidróxido de sódio Ca(OH)2-hidróxido de cálcio.
Ácido
Toda substância que em solução aquosa, sofre ionização, produzindo como cátion, apenas o íon H+
Na realidade, o íon H+, quando em solução aquosa, liga-se a uma molécula de água, formando o íon H3O+, chamado de hidrônio ou hidroxônio.
Substâncias ácidas são consideradas perigosas pelo fato de terem a propriedade de destruir estruturas moleculares assim como dissolver matéria orgânica com muita facilidade dependendo da força e da concentração do ácido.
Existem ácidos fortes que em alta concentração conseguem diluir metais bastante resistentes como o Magnésio por exemplo. Isto ocorre devido à oxidação promovida pelos hidrônios.
Com saber se uma solução é um ácido ou uma base ?
Por meio de Indicadores de Ph: Eles mudam de cor em contato com meio ácido e um meio básico. Extrato de repolho roxo como indicador universal de pH.
Por apresentar cores diversas conforme a acidez ou alcalinidade, o extrato de repolho roxo pode constituir-se em bom indicador universal de pH, substituindo os papéis indicadores universais, que só podem ser adquiridos em lojas especializadas e não são fáceis de serem encontras em algumas regiões do país.
A escala de Ph vai de 1 a 14, sando que abaixo de 7 é um ácido. Acima de 7 é uma base e 7 é neutro… Como fazer o extrato de repolho roxo para fazer de uma escala de pH.
Material
- 14 tubos de ensaio (ou frascos de remédio transparentes e incolores)
- 2 provetas de 10 mL (ou seringas)
- 1 peneira
- 1 conta-gotas
- 1 béquer de 500 mL
- 1 bico de Bunsen (ou lamparina a álcool)
Procedimento
Preparação de extrato do repolho roxo:
Corte o repolho em pedaços pequenos e coloque-0s no béquer com água destilada até cobri-los.
Ferva até que a água seja reduzida à metade do volume inicial. Com o auxílio de uma peneira, coe a solução obtida. Obs.: O extrato de repolho roxo deve ser guardado em geladeira ou, de preferência, congelado, pois se decompõe com o tempo.
O extrato de repolho roxo demonstrou modificação em sua coloração tanto em meio ácido como alcalino. Assim em produtos, cujo meio é levemente ácido com pH próximo de seis, predomina uma coloração lilás, e em meio fortemente ácido com pH próximo de dois a coloração predominante é vermelha. Em meio alcalino, a faixa de coloração varia de azul claro (meio levemente alcalino) para verde (meio fortemente alcalino) até o amarelo.
Obs: O extrato de repolho roxo não é recomendado, quando se deseja verificar a acidez ou alcalinidade de materiais coloridos e incolores, devido ao mascaramento das cores.
Veja na figura acima uma escala em que você pode comparar as amostras a serem identificadas.
Faça algumas experiências com substâncias que você encontra no cotidiano, como frutas, material de limpeza, algum liquido que você tem duvidas se é um ácido ou uma base, até mesmo a água que você consome. Procure saber se um tipo de solo é ácido ou básico e etc. Tem uma infinidade de outras coisas que podem ser testadas.
Existe uma série de indicadores de PH, o problema é que não são fáceis de encontrar. Em lojas de artigos para aquariofilia você pode achar um indicador de PH (azul de bromotimol) que os aquaristas usam para saber se a água do aquário esta ácida ou básica.
Excelente matéria.