O peixe mais velho do mundo tem a idade estimada entre 85 e 90 anos e vive no Aquário Steinhart, em São Francisco, na Califórnia (EUA). Segundo o próprio local de visitação, ele foi trazido em 1938 da Austrália já em tamanho adulto.
Aquele que pode ser considerado o “Matusalém dos peixes” é da espécie Neoceratodus fosteri, ou peixe pulmonado australiano, e como o próprio nome sugere possui pulmões.
Um dos biólogos do Aquário, Allan Jan, atribui à longevidade do peixe a sua excelente condição genética. “Ele come de tudo também”, conta, em entrevista à Live Science.
Existem algumas peculiaridades. O peixe é bastante seletivo com seus tratadores. Ainda que seja considerado “comilão”, ele fica atento e não aceita comida de quem considera estranho. Outro ponto é que ele prefere viver isolado, mesmo num espaço reduzido.
A pesca desta espécie está proibida na Austrália. A pesca comercial é uma das causas da diminuição de sua população.
Publicado em Dezembro/2018
Na matéria devia ter a chamada, peixe mais velho do mundo em cativeiro, pois na natureza com certeza deve existir vários exemplares de várias espécies que ultrapassam isso, exemplo o Esturjão.
E já conseguiram provar ou monitorar a idade dos peixes em seu habitat natural? Um tanto difícil. Existem elasmobrânquios que estimam ter mais de 200 anos.
Entendo a dificuldade de monitoração, porém guardadas as devidas proporções com certeza existem peixes centenários nos rios e mares.