Hemichromis elongatus (Guichenot, 1861)
Nome Popular: Ciclídeo Joia com Listras — Inglês: Banded jewel cichlid, five-star general
Ordem: Perciformes — Família: Cichlidae (Ciclídeos)
Distribuição: África, ampla distribuição na bacia do Congo
Tamanho Adulto: 19 cm (comum 15 cm)
Expectativa de Vida: 5 anos +
pH: 6.6 a 7.6 — Dureza: 5 a 15
Temperatura: 23°C a 25°C
Aquário Mínimo: 80 cm comprimento X 30 cm largura — O aquário para a espécie deve ser espaçoso com bastantes esconderijos para ajudar a dispersar sua agressão. O uso de vasos de argila, rochas, raízes e outros adornos são recomendados formando cavernas. A espécie tende a cavar muito, de modo que as plantas enraizadas no substrato provavelmente não irão prosperar.
Comportamento & Compatibilidade: Seu comportamento é variável, sendo pacífico quando juvenil e aumentando seu instinto territorial e agressivo a medida que vai ficando adulto. É um peixe desinibido que não se intimida com peixes de maior porte, além de comer peixes de menor porte. Sua agressividade fica ainda mais acentuada em época de reprodução, podendo atacar e matar outros peixes para defender sua prole.
Alimentação: Piscívoro. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos mortos ou vivos como minhocas, mexilhão e filé de peixes, além de alimentos secos.
Reprodução: Ovíparo. Desovam normalmente no substrato. A desova ocorre de maneira semelhante a muitos outros ciclídeos, com a fêmea colocando uma linha de ovos antes de se afastar, permitindo que o macho ocupe seu lugar os fertilizando. Até 800 ovos podem ser fertilizados dessa maneira. Os ovos eclodem em cerca de 48 horas e, durante esse período, o macho defenderá o local da desova, enquanto a fêmea tenderá defender os ovos. Alguma troca de função pode ocorrer aqui. Também durante esse período, o par cava uma série de depressões superficiais no substrato ao redor do local de desova. Ovos eclodem em cerca de 48h e os alevinos serão transferidos constantemente para as depressões feitas no substrato. Pais cuidam da progênie por até um mês.
Dimorfismo Sexual: Os machos tendem a ser um pouco maiores e mais coloridos do que as fêmeas. Eles também desenvolvem nadadeiras dorsal e anal estendidas à medida que amadurecem.
Biótopo: Ocorre em uma variedade de biótopos, incluindo rios, afluentes, lagos e lagoas. Em algumas áreas costeiras, é conhecido por entrar em águas salobras.
Etimologia: —
Sinônimos: Hemichromis fasciatus, Hemichromis auritus, Chromichthys elongatus
Informações adicionais: Distribuído desde o Camarões até a República do Congo, em todo sistema do rio Congo, Okavango, Zambesi e Cuanza.
Pouco difundido no hobby, é um ciclídeo extremamente agressivo e altamente predador. É um predador tão eficiente que, em alguns de seus países nativos, é usado para controlar populações de tilápia.
Referências:
- Daget, J. and G.G. Teugels, 1991. Hemichromis. p. 187-194. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa, CLOFFA, ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4.
- Breder, C.M. and D.E. Rosen, 1966. Modes of reproduction in fishes. T.F.H. Publications, Neptune City, New Jersey.
- Mundy, B.C., 2005. Checklist of the fishes of the Hawaiian Archipelago. Bishop Mus. Bull. Zool.
- Yamamoto, M.N. and A.W. Tagawa, 2000. Hawai’i’s native and exotic freshwater animals. Mutual Publishing, Honolulu, Hawaii.
- Skelton, P.H., 1993. A complete guide to the freshwater fishes of southern Africa. Southern Book Publishers.
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Outubro/2019
Colaboradores (collaboration): —
Faça um comentário