Nimbochromis venustus (Boulenger, 1908)
Nome Popular: Venustus
Ordem: Perciformes — Família: Cichlidae (Ciclídeos)
Distribuição: Lago Malawi
Tamanho Adulto: 25 cm
Expectativa de Vida: 8 anos +
pH: 7.8 a 8.6 — Dureza: –
Temperatura: 24°C a 28°C
Aquário Mínimo: 150 cm comprimento X 50 cm largura — Para manter um harém com um macho e diversas fêmeas considere aquário com pelo menos 150 cm de comprimento, para aquário comunitário mínimo de 200 cm. O aquário para a espécie, assim como para a maioria dos ciclídeos africanos, deverá conter inúmeras rochas formando um paredão rochoso para se refugiarem e demarcarem território. Deixe algum espaço livre para nadarem.
Comportamento & Compatibilidade: Tem forte tendência a ser agressivo com peixes de formato e coloração semelhante. Deve ser mantido com peixes de mesmo porte ou maiores. É uma espécie solitária em seu ambiente natural, portanto, não há necessidade de ser mantido em haréns como ocorre com outros ciclídeos africanos.
Alimentação: Carnívoro. Em seu ambiente natural é um predador de emboscada se alimentando de pequenos ciclídeos. Permanece imóvel na sua toca na areia até que as presas estejam ao seu alcance. Em aquário aceita facilmente alimentos secos e vivos, devendo ser fornecido alimentos ricos em proteínas.
Reprodução: Ovíparo. O acasalamento ocorre num local escolhido previamente pelo casal e o macho atrai a fêmea num ritual de movimentos. A fêmea depositará os ovos no solo e o macho fertilizará em seguida. Incubadores bucais, a fêmea guardará os ovos na boca até que eclodam e estejam nadando livremente.
Dimorfismo Sexual: Macho é ligeiramente maior e exibe uma coloração mais chamativa do que as fêmeas, mostrando coloração azul na cabeça, que se intensifica em época de reprodução, tal como o amarelo na parte superior da cabeça, nadadeira dorsal e parte anal.
Biótopo: Ocorre em regiões arenosas, em águas abertas e nas proximidades de zonas rochosas, onde encontram presas menores. Pesquisadores observaram a imitar como morto, ou até mesmo se enterrar parcialmente na areia, e depois alimentar-se de peixes pequenos assim que se aproximam.
Etimologia: Nimbochromis, latim, nimbus = tempestuoso, chuvoso + grego, chromis, um peixe. Venustus, Do latim “venustus” = bonito, gracioso, elegante.
Sinônimos: Haplochromis simulans, Cyrtocara venusta, Haplochromis venustus
Informações adicionais: Como mencionado, é um predador de emboscada na natureza, muitas vezes encontrado imóvel em meio a estruturas rochosas, matagais de plantas ou no fundo do lago.
Sedentário e muitas vezes se fingindo de morto, esta adaptação é conhecida como tanatose. Em outros animais serve como meio defensivo, enquanto no peixe é adaptado para meios ofensivos. Quando um peixe menor tenta se aproveitar da situação e investir contra o suposto cadáver, será engolido. A coloração amarela na cabeça e nadadeira dorsal serve como atrativo para suas presas.
Pertence a um grupo conhecido comumente como ciclídeos pavões (Peacock cichlid) ou Haps. Como todo ciclídeo pavão, possui coloração extraordinária que só é demonstrada após cerca de um a dois anos de vida.
Referências:
- Maréchal, C., 1991. Protomelas. p. 387-393. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris.
- Snoeks, J. and J. Manuel, 2004. The genus Nimbochromis Eccles & Trewavas, 1989. p. 57-85. In Snoeks, J. (ed.) The cichlid diversity of Lake Malawi/Nyasa/Niassa: identification, distribution and taxonomy. Cichlid Press, El Paso, USA
- Konings, A., 1990. Ad Konings’s book of cichlids and all the other fishes of Lake Malawi. T.F.H. Publications, Inc.
- Comunidade Ciclídeos.com
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Setembro/2020
Colaboradores (collaboration): —
Faça um comentário