Neolamprologus fasciatus (Boulenger, 1898)
Nome Popular: Lamprologus Barrado — Inglês: Barred Lamprologus
Ordem: Perciformes — Família: Cichlidae (Ciclídeos)
Distribuição: África, endêmico do lago Tanganyika
Tamanho Adulto: 15 cm
Expectativa de Vida: 5 anos +
pH: 8.0 a 9.0 — Dureza: –
Temperatura: 24°C a 28°C
Aquário Mínimo: 100 cm comprimento X 40 cm largura — o aquário deverá estar munido de substrato arenoso e rochas dispostas formando um paredão. Para aquário comunitário considere pelo menos 150 cm de comprimento.
Comportamento & Compatibilidade: Espécie territorial, normalmente é pacífico com espécies de mesmo porte e que não caibam em sua boca. Pode ser mantida individualmente, em pares ou em grupo em um aquário de tamanho adequado .
Alimentação: Embora o conteúdo estomacal indique uma grande quantidade de camarões, esta espécie é conhecida por emboscar e predar ciclídeos jovens. A maioria dos alimentos vivos e congelados são prontamente aceitos. Alimentos secos raramente são aceitos.
Reprodução: Não alcançado em aquários. É conhecido por desovar em cavernas e também em conchas de caramujos na natureza.
Dimorfismo Sexual: Machos são maiores e apresentam nadadeiras peitoral e dorsal mais longas e pontiagudas.
Biótopo: Normalmente ocorre em áreas rochosas, mas também pode ser encontrada em águas rasas ao próximo da superfície da água.
Etimologia: Neolamprologus do Grego, neos = novo + grego, lampros = luz + grego, lagos = lebre
Sinônimos: Lamprologus fasciatus
Informações adicionais: N. fasciatus é um predador por natureza e sua forma corporal foi adaptada para permitir que entre em pequenas fendas em rochas do lago para atacar invertebrados, ovos, alevinos e pequenos peixes.
A compressão lateral exibida por este peixe também torna difícil avistá-lo de frente, dando a ele uma vantagem sobre seus predadores e presas. Ele caça em uma posição de cabeça para baixo alguns metros acima do substrato, movendo seu corpo em movimentos sinuosos para neutralizar as correntes de água. Às vezes é confundido com espécies juvenis de Altolamprologus, mas pode ser facilmente distinguido por sua íris azul-esverdeada e forma do corpo mais alongada.
Referências:
- Maréchal, C. and M. Poll, 1991. Neolamprologus. p. 274-294. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4.
- Konings, A., 1988. Tanganyika cichlids. Verduijn Cichlids & Lake Fish Movies, Zevenhuizen, Holland.
- Romero, P., 2002. An etymological dictionary of taxonomy. Madrid, unpublished.
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Dezembro/2020
Colaboradores (collaboration): —
Faça um comentário