Hyphessobrycon notidanos (Carvalho & Bertaco, 2006)
Nome Popular: Tetra Diabo Vermelho — Inglês: Red Devil Tetra
Ordem: Characiformes — Família: Characidae (Caracídeos)
Distribuição: América do Sul, rio Doze de Outubro no alto do rio Tapajós na Chapada dos Parecis, Comodoro, Mato Grosso (Brasil).
Tamanho Adulto: 3 cm
Expectativa de Vida: 5 anos
pH: 6.0 a 7.4 — Dureza: –
Temperatura: 24°C a 28°C
Aquário Mínimo: 40 cm comprimento X 30 cm largura — Apreciam aquário densamente plantado com fluxo fraco de água.
Comportamento & Compatibilidade: Espécie pacífica que pode ser mantida em aquário comunitário com peixes igualmente pacíficos e de tamanho diminuto. De comportamento gregário, será importante manter em cardume com pelo menos 6 espécimes para que mostrem seu comportamento natural e cores mais realçadas. São bastante agitados e de natação rápida, com machos disputando constantemente a hierarquia do cardume ou se exibindo para as fêmeas.
Alimentação: Micro-predador e necrófago. Aceitam a maioria dos alimentos fornecidos como vivos e secos.
Reprodução: Desconhecido.
Dimorfismo Sexual: Machos apresentam coloração mais chamativa e nadadeira dorsal alongada e pontiaguda, atingindo posteriormente a base da nadadeira adiposa. Machos maduros não apresentam glândula branquial no primeiro arco branquial.
Biótopo: Encontrado próximo à margem ao longo de trechos semi lênticos em rios rasos e de água clara, areia e pequenas pedras espalhadas no fundo, com vegetação moderadamente submersa e ciliar.
Etimologia: Notidanos; do grego notidanos (com nadadeira dorsal pontiaguda), referindo-se aos raios alongados da nadadeira dorsal nos machos.
Sinônimos: Não possui.
Informações adicionais: Endêmico do Brasil e descrito cientificamente somente em 2006, é um Tetra bastante colorido. Seu nome em inglês (Red Devil) se deve a sua coloração vermelha no corpo e íris azul, enquanto a variedade “Yellow Devil possui íris vermelha. Acredita-se que ambas as formas de cores ocorrem juntas na natureza, mas são exportadas separadamente.
Referências:
- Carvalho, T.P. and V.A. Bertaco, 2006. Two new species of Hyphessobrycon (Teleostei: Characidae) from upper rio Tapajós basin on Chapada dos Parecis, central Brazil. Neotrop. Ichthyol.
- Two new species of Hyphessobrycon (Teleostei: Characidae) from upper rio
Tapajós basin on Chapada dos Parecis, Central Brazil – Tiago Pinto Carvalho and Vinicius Araújo Bertaco
Publicado em Abril/2024
Faça um comentário