Morre, aos 20 anos, Cenoura, o maior peixe-dourado do mundo, na França

Ele era uma carpa híbrida de couro e carpa koi, e impressionava pelo tamanho e pela cor laranja vibrante

 

A morte do maior peixe-dourado do mundo, Carrot (Cenoura, em português), deixou os fãs e entusiastas da pesca em luto.

O peixe ficou famoso por pesar cerca de 30kg, o equivalente a um labrador adulto, e vivia no Bluewater Lakes, na França. A notícia de sua morte, aos 20 anos, foi anunciada pelos proprietários do lago no último dia 21 de agosto. A equipe garantiu que a causa foi natural e não está relacionada aos inúmeros pescadores que fisgaram o Cenoura ao longo dos anos.

O peixe era uma carpa híbrida de couro e carpa koi, e impressionava pelo tamanho e pela cor laranja vibrante, uma característica comum da espécie koi. Seu último destaque na mídia ocorreu recentemente, quando foi fisgada por um britânico.

A administração do Bluewater Lakes expressou tristeza pela perda e descreveu Cenoura como um peixe “especial” que marcou a vida de muitos pescadores. Contudo, tranquilizaram os fãs ao revelar que Cenoura deixou dois descendentes: uma carpa comum, com aproximadamente 18 quilos, e outro peixe um pouco menor.

Cenoura superou, em peso e fama, outros grandes exemplares de peixes-dourados registrados ao longo dos anos. Em 2019, nos Estados Unidos, o pescador Jason Fugate capturou um peixe-dourado de 13,6 quilos em Minnesota. Outro marco significativo ocorreu em 2010, quando o italiano Raphael Biagini fisgou uma carpa koi de 13,6 quilos no sul da França.

Fonte: O Globo 

Nota do editor: o peixe em questão é uma carpa e não peixe dourado como cita a matéria original. 

Publicado em Setembro/2024

Sobre Edson Rechi 875 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários voltou no aquarismo em 2004. Desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra e amazônico comunitário. Atualmente curte ciclídeos e tetras neotropicais, além de peixes primitivos.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*