Tratamento de doenças: Pop Eye

 

Autor: Renato Moterani (Peixe Grande Aquarismo)

popeye

Essa doença é muito comum em ciclídeos mas todos os peixes susceptíveis à ela, é causada por uma associação entre bactérias e protozoários, especialmente nossa velha conhecida Hexamita, causadora também do duck lips e da doença do buraco na cabeça.

Ela tem esse nome porque seu principal sintoma é o inchaço de um ou de ambos os olhos do peixe, que saltam de suas órbitas.

É uma doença muito grave, na maioria dos casos o peixe perde a
visão do olho atingido, pela proximidade do cérebro, essa doença costuma evoluir rapidamente e pode matar o peixe em pouco tempo.

Nem sempre o peixe afetado reage ao tratamento, com isso essa doença tem uma das mais altas taxas de mortalidade entre os peixes. Felizmente ela é pouco contagiosa, atacando mais peixes debilitados.

O tratamento deve ser feito em aquário hospital, pois os medicamentos usados matariam também as bactérias que temos no filtro.

Para quem não sabe como montar um aquário hospital, ele deve ter capacidade entre 60 e 100 litros (pode ser maior de acordo com o tamanho do peixe), sem substrato e apenas com um filtro interno contendo perlon, uma bomba para tocar esse filtro e se possível uma cortina de bolhas (um índice mais alto de oxigênio sempre ajuda na cura de doenças), temperatura em torno de 28 graus.

Para tratar devem ser usados dois medicamentos, um para bactérias, no caso pode ser usado o Alcon Bacter (seguir a bula) ou tetraciclina (400mg para cada 50 litros de água repetindo diariamente por uma semana), e outro para combater protozoários, no caso Flagyl (metronidazol), também 400mg para cada 50 litros, nesse caso a cada 48 horas, por dez dias. Fazer TPA de 20% a cada 48 horas, sempre antes de colocar as novas doses dos medicamentos.

Se o peixe aparentar melhora antes do término do tratamento, não interrompa, continue pelo tempo que foi estipulado acima para evitar a volta da doença, se os sintomas não regredirem, prolongue o tratamento pelo tempo que for necessário.

 

Sobre Renato Moterani 16 Artigos
Natural de São Paulo-SP, é aquarista desde 1986, na época foi a uma avicultura (não existia o termo Pet Shop..rs) e comprou um peixe chamado Oscar, colocou esse peixe junto dos neons e espada de seu irmão mais velho, duas semanas depois ganhou esse aquário do irmão, após todos os peixes serem devorados. É técnico contábil, Servidor Público estadual, trabalhando atualmente no Instituto Butantan, com produção e pesquisa sobre venenos de serpentes. Sempre mantendo peixes jumbo, se especializou na área e desde 2014 mantém o grupo Peixe Grande Aquarismo e a página de mesmo nome. Atualmente possui 4 aquários montados, o maior com 2.200 litros e o menor com 100.

28 Comentário

    • ola Carlos boa noite
      seu peixe deve estar com pop eye
      estou passando por isso agora e estou fazendo o devido tratamento com sal grosso sem iodo , se nao achar sem iodo pode ser o normal tem pouco iodo entao nao vai ter problema ao seu peixe , coloca 1g por litro se seu aquario tem 100L voce deve por no caso 200g do sal grosso ( o sal vsi te ajudar a mata os parasitas ajudar a abrir as brânquias na respiração e etc o ) 1 dente de alho que serve como antibiótico natural , Bacter da alcon , ictio da alcon por seis dias e segue conforme a bula temperatura de 30 c
      e lembrando em por em um aquaril hospital pois estes remedios irao matar todas as bacterias tanto as beneficas como as maléficas
      espero ter ajudado Abraços Carlos

       
  1. Bom dia Renato moterane,eu tenho um Oscar red tiger e ele tem 24 cm está ativo porém ele se tremer e depois para e assim foi o dia todo comečou ontem a tarde isso oque pode ser?

     
  2. Tenho varias carpas no lago da da minha residência há mais de 7 anos e agora uma delas está com os olhos bemmm vermelhos, qual seria a causa pois o local é super bem cuidado, e como devo proceder.
    Meu e-mail é: jbmendesjr@gmail.com
    Aguardo,
    Obrigado
    Mendes

     
    • Gostaria da ajuda de alguém pois meu Betta está com pop eye, ha um grande periodo de tiempo, pois a doença vai e volta, e como o máximo de tratamento proposto pelo Alcon bacter é 5 dias, após esse período eu interrompo o tratamento, na maioria dos casos eu vejo uma melhora significativa e nunca total, e após alguns meses piora e volto com o tratamento e assim sucessivamente, no tratamento que estou realizando agora decidi usar labcon ictio também no tratamento, mas não vejo nenhuma melhora significativa novamente, porém agora ela não come mais,o que nunca tinha acontecido, tenho prosseguido com o tratamento, mas não sei o que fazer para ela comer

       
  3. Meu Beta esta com vários machucados na região da cabeça e agora está com um dos olhos enormes. os machucados fazem uma especie de bolor e cai na água. A ração q o peixe não come fica com uma membrana envolta dela, parecendo bolor. Já fazem dois dias que ele não se alimenta, tenho receio q ele não passe de hoje. 🙁

     
  4. Tenho um Betta e sou totalmente leiga no assunto, tenho apenas amor pwlos meus Pets (+2 cachorras). Percebi o olho inchado, corri na internet procurar ajuda pois na minha cidade nao temos opcao de cuidados com peixes. Gracas a orientacao a 4 dias de tratamento ele já esta BEM melhor, esperto, comendo normal e brincando… obrigada por nos ajudar.

     
  5. Boa noite, meu betta está ha uns 15 dias com uma bolha avermelhada encima do olho.. usei antibiótico por 3 dias neomicina conforme indicado pelo vendedor.. e depois de uns dias troquei a agua do aquario e estou reiniciando por conta propria um ciclo de mais 3 dias de antibiótico.. eram duas bolhas.. encima de cada olho.. uma desinchou e a outra está grande.. ele esta ativo como normalmente e come bem.. apesar de ter dificuldade de enchergar a ração.. oque devo fazer??

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*