Uma nova espécie de peixe foi encontrada na área dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. O Hyphessobrycon piorskii foi descrito em um artigo científico publicado na revista ZooKeys. Este seria um peixe endêmico dos rios Preguiças e Munim.
Segundo o ICMBio, o Parque dos Lençóis Maranhenses é a única unidade de conservação de proteção integral na área de ocorrência da espécie.
“O nome do peixe homenageia o professor, doutor Nivaldo Magalhães Piorski, pela sua contribuição no conhecimento ictiológico do estado do Maranhão. O professor Nivaldo, inclusive, participou da elaboração do Plano de Manejo do Parque de Lençóis Maranhenses em 2002”, informa o órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.
Em seu artigo, o pesquisador resume: “essa nova espécie é membro do grupo Hyphessobrycon sensu stricto, já que possui os três principais estados de caracteres diagnósticos desse agrupamento: presença de uma mancha marrom escura ou negra na nadadeira dorsal, ausência de uma faixa lateral no meio do flanco e a posição do aparelho de Weber localizado acima da horizontal da margem dorsal do opérculo”.
O gênero Hyphessobrycon possui diversas espécies apreciadas por aquaristas.
O nome da espécie homenageia o professor, doutor Nivaldo Magalhães Piorski, pela sua contribuição no conhecimento ictiológico do estado do Maranhão. O professor Nivaldo, inclusive, participou da elaboração do Plano de Manejo do Parque de Lençóis Maranhenses em 2002.
Publicado em Junho/2018
Lindo, em cardume grande num aquário dá um destaque bem legal!
Olá,Luciano. Nas minhas pesquisa mantive eles no aquario por alguns minutos, para selecionar individuos para fotografar. E te digo, fica muito bonito.