Julie Mascarado (Julidochromis transcriptus)

 

Julidochromis transcriptus (Matthes, 1959)

Foto de John Connelly (c) CCBY

Nome Popular: Julie Mascarado — Inglês: Masked julie

Ordem: Perciformes — Família: Cichlidae (Ciclídeos)

Distribuição: África, endêmico do Lago Tanganika

Tamanho Adulto: 7 cm

Expectativa de Vida: 5 anos +

pH: 8.5 a 9.2 — Dureza: –

Temperatura: 24°C a 28°C

Foto de John Connelly (c) CCBY

Aquário Mínimo: 80 cm comprimento X 30 cm largura — O aquário para a espécie deverá conter inúmeras rochas formando um paredão rochoso para se refugiarem e demarcarem território. Deixe algum espaço livre para nadarem.

Comportamento & Compatibilidade: São agressivos com espécies do mesmo gênero ou de corpo e colorações semelhantes. Pouco territoriais com outras espécies, uma vez que gostam de explorar todo o aquário não demarcando território, exceto em época de reprodução. Pode ser mantido com outros ciclídeos do Tanganika de pequeno e médio porte que ocupem diferentes regiões do aquário. Entre os Julies é considerado o mais agressivo, principalmente em época de reprodução.

Alimentação: Onívoro. Naturalmente se alimentam principalmente de crustáceos, larvas de insetos e moluscos encontrados em fendas rochosas. Em aquário aceitam facilmente alimentos secos e vivos, devendo ser fornecidos alimentos com alto teor proteico.

Reprodução: Ovíparo. Formado o casal, depositam os ovos em fendas ou buracos embaixo de rochas. As desovas podem variar entre os 20 e os 40 ovos, ambos os progenitores guardam a prole. Quando os juvenis atingem cerca de 2 cm serão expulsos pelos progenitores devendo ser retirados. Peixes extremamente prolíferos.

Dimorfismo Sexual: Difícil distinção. Observando por cima dos espécimes, as fêmeas são mais encorpadas e com a região ventral mais larga. Fêmeas possuem papila genital mais longas e orientadas para frente, enquanto os machos são mais curtas e afiladas, orientadas para trás.

Biótopo: Encontrado em áreas rochosas, geralmente solitários ou casal.

Etimologia:

Sinônimos:

Informações adicionais: Ocorre na parte noroeste do lago (perto de Uvira) e ao longo da margem sul (perto de Kapampa). Este peixe é provavelmente o menor dos julis.

Referências:

  • Maréchal, C. and M. Poll, 1991. Julidochromis. p. 202-205. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4.
  • Konings, A. (2005). Back to Nature Guide to Tanganyika Cichlids. 2nd Edition, Cichlid Press. El Paso.
  • Julidochromis transcriptus em ciclídeos.com

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Novembro/2020
Colaboradores (collaboration): —

Sobre Edson Rechi 879 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários voltou no aquarismo em 2004. Desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra e amazônico comunitário. Atualmente curte ciclídeos e tetras neotropicais, além de peixes primitivos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*