Reis dos aquários jumbo – Oscar / Apaiari

 

Autor: Renato Moterani

Astronotus-ocellatus11

Mais uma das histórias do tempo da carochinha contada pelo Moterani…

Muitos anos atrás, minha mãe trabalhava onde hoje fica o Museu do Imigrante, no Brás. Eu era muito pequeno naquele tempo, tinha coisa de seis anos creio eu, às vezes ia com ela até lá, quando meu cunhado a levava ou buscava de carro.

Logo na entrada principal do prédio havia um chafariz, com muitos peixes e ninfeias. Sempre que ia lá eu passava horas me divertindo vendo aqueles peixes, mas havia dois em especial que eram meus preferidos, dois peixes de cor escura, pretos com algumas faixas mais claras.

E eu ficava revirando o imenso jardim daquele lugar a procura de caracóis, que esses dois peixes devoravam com grande voracidade, mastigando suas conchas que eram cuspidas em pedaços.

Dai houve uma reforma no prédio e os pintores lavaram seus materiais dentro desse chafariz, matando todos os peixes de lá.

Passaram-se alguns anos até que voltasse a ver um peixe dessa espécie, foi em um pequeno pet shop (que naquela época chamávamos de avicultura e que existe até hoje), eu acabara de ganhar meu primeiro aquário de meu irmão, ele tinha alguns espadas, platis e neons lá, deixou esses peixes comigo para que cuidasse deles por um tempo.

Bom, eu queria comprar algum peixe para meu novo aquário de 40 litros e, ao chegar lá achei esse peixe lindo, ao perguntar para o dono da loja sobre ele, só me foi dito seu nome.. “OSCAR”.

Nada mais ele sabia sobre esse peixe, me lembro de que gastei todo meu dinheiro do mês para compra-lo e fui todo feliz pra casa com o peixe novo… Quem não ficou feliz foram os peixinhos do meu irmão, que foram todos devorados em uma semana..rs..

Após cerca de um ano ele cresceu e já vivia em um aquário de 120 litros, ao ver a cor que tinha ficado percebi que era o mesmo peixe que eu alimentava no chafariz de onde minha mãe trabalhava.

Fiquei alguns anos com esse peixe, até que em um fatídico dia ele morreu por causa de um termostato defeituoso.
Mas nasceu ai meu fascínio pelos jumbos.

Acredito que muitos jumbistas se identificaram com minha história, afinal, o Oscar talvez seja o jumbo mais popular do Brasil e um dos mais conhecidos e queridos de todo o mundo, sendo a porta de entrada de inúmeros aquaristas para o mundo dos jumbos.

Agora chega de histórias e vamos falar um pouco sobre esse peixe..

O Oscar pertence à família Cichlidae, mais precisamente a subfamília Astronotinae, que possui apenas três gêneros, o Astronotus, que é o dos oscars, e mais dois de ciclídeos filtradores, ou seja, o oscar não é parente próximo dos acarás, apesar de ser chamado de Acará Açú em muitos lugares.

Atualmente são reconhecidas apenas duas espécies de oscar, o A. ocellatus e o A.crassipinnis, meu primeiro oscar era um crassipinnis e durante muitos anos essa era a espécie encontrada a venda, pois era nativa da bacia do Paraná.

Muitos anos depois começaram a aparecer outras variedades, já da espécie ocellatus, vinda da região amazônica.

O A.ocellatus fica bem maior que o primo, chega a 45cm contra os 25 dele. Foi introduzido inicialmente na região nordeste e depois em praticamente todo o Brasil. Originalmente sua criação se destinava a alimentação, pois possuem carne de excelente sabor, podendo ser preparado frito, cozido ou mesmo cru na forma de sashimi (é realmente muito bom, já comi de todas as formas…)

Mas foi na aquariofilia que o ocellatus fez maior sucesso, apesar de carne saborosa, ele tem crescimento lento demais para a piscicultura comercial.

Essa espécie foi levada para fora e criada em larga escala pelos gringos, onde foram desenvolvidas muitas mutações de cor e comprimento de nadadeiras.

Hoje vemos o inverso, são raros os crassipinnis a venda pois tem cor menos atrativa que seu primo.

A origem do nome “Oscar” se perdeu, nunca encontrei um registro confiável a respeito de sua origem, mas. É como esse peixe é conhecido fora do país, aqui no Brasil também é chamado de Apaiari.

E qual a razão do sucesso desse peixe entre os aquaristas do mundo todo?

Quem já teve um sabe responder essa pergunta facilmente, é um peixe de grande resistência, vive bem em qualquer pH, dH, suporta uma faixa relativamente ampla de temperatura, apesar de preferir algo em torno de 28 graus.

Na natureza são predadores de invertebrados principalmente (60 a 70% de sua dieta), mas se caracterizam por serem predadores oportunistas, devorando pequenos peixes, anfíbios e répteis sempre que tem chance.

Dada essa alimentação “cascuda”, desenvolveram poderosos dentes de faringe, capazes de esmagar conchas, cascas e ossos.

Mas não é sua capacidade predatória ou sua adaptabilidade que os tonaram populares. Foi sua inteligência.

O oscar é dos peixes mais inteligentes do mundo, consegue reconhecer a pessoa que o alimenta e fica alvoroçado quando a vê se aproximar do aquário.

Na natureza o oscar vive próximo a vegetação, onde sua coloração o camufla bem, tanto para fugir de predadores quanto para emboscar suas presas. É um peixe de movimentos lentos naturalmente. Em aquário isso muda, e vamos falar um pouco sobre esse peixe em aquário:

Aquário:

Apesar de ser um peixe de grande porte, possui movimentação lenta, isso permite que seja mantido em aquários acima de 150 litros, sendo o ideal 200 litros para um exemplar.

Uma boa filtragem é importante porque o oscar produz uma quantidade grande de sujeira, seja pelas fezes, sejam restos que sobram após eles mastigarem a comida.

O uso de termostato se faz necessário, apesar de tolerar bem temperaturas entre 24 e 33 graus, temperaturas mais baixas podem reduzir seu metabolismo e facilitar o surgimento de doenças.

A decoração é opcional, afinal, oscars são famosos por decorarem o aquário a sua vontade, esqueça plantas, apesar de não come-las, com certeza ele irá arrancar todas do lugar, assim como também irá mover o substrato de um lugar par o outro, criando montanhas ou buracos de acordo com seu humor.

Mantenha o aquário tampado, apesar de não ser comum, oscars também pulam e já vi vários que morreram por causa disso.

Oscars em aquários comunitários:

Vejo muitas pessoas reclamando da agressividade de alguns oscars, isso é algo que varia muito de peixe para peixe. Geralmente quando criado sozinho eles se tornam muito territoriais, assim como se mantidos em aquários com menos de 400 litros.

Para evitar problemas assim é preciso que se adquira o oscar ainda pequeno, ele deve ser criado junto a outros peixes, assim se acostuma com a companhia.

Outro problema é colocar dois oscars juntos, isso só vai dar certo se for um casal formado, caso contrário eles irão brigar, às vezes até a morte, o ideal é ter apenas um ou um grupo, assim se formará uma hierarquia no cardume e haverá uma paz relativa.

Mas isso pode criar a médio prazo outro problema, podem se formar casais que irão brigar por territórios, se o aquário não for grande o bastante, será preciso separar aqueles que estiverem apanhando muito para evitar mortes.

Oscars reproduzem em cativeiro com relativa facilidade, depois de formado o casal, eles ficarão juntos por toda a vida. O problema é quando isso acontece em aquários comunitários. Tanto pela agressividade aumentada quanto pelo risco enorme dos pais comerem a prole devido ao estresse causado pela simples presença dos demais peixes no aquário.

Nesses casos, o ideal é separar esse casal em um aquário apenas deles, caso se queira reproduzir mesmo.
Mas se essa não for a intenção, apenas deixe que a natureza siga seu rumo.

Alimentação:

Essa é a parte mais fácil, como já disse, oscars comem qualquer coisa de origem animal, em aquário pode ser alimentados apenas com ração, uma forma muito prática de manter seu peixe sempre saudável, já que hoje existem rações que fornecem todos os nutrientes necessários, em especial a vitamina C, muito importante para o peixe e difícil de ser obtido de outra forma.

Eles aceitam muito bem filé de peixes diversos, camarão, coração de boi, frango, patês, peixes vivos, insetos e minhocas. É importante que se varie bem a alimentação dos oscars, já que eles se acostumam a um tipo usado muito frequentemente e podem não aceitar mais outro tipo de alimento, podendo ser um problema grave no futuro.

Doenças:

Oscars são peixes muito resistentes, raramente adoecem. Se mantidos em boas condições, bem alimentados e com temperatura controlada, dificilmente irão adoecer. Apesar dessa resistência, eles são particularmente sensíveis a doença do buraco na cabeça.

Os problemas mais comuns são na verdade de origem externa, seja feridas ocasionadas por brigas, como pH muito baixo, apesar de tolerar uma faixa de pH que vai do 5 até 7,8, preferem algo em torno de 6,8.

Distúrbios de bexiga natatória e tumores também podem aparecer, mas são casos raros, se bem mantidos, alguns oscars podem passar de 20 anos de vida em aquário.

Considerações Finais

Hoje temos no mercado uma grande diversidade de oscars a venda, tanto produzidos aqui quanto importados, dentre as mutações que temos existem:

Cor: Selvagem, tiger, red tiger, bronze, red, black. Destes, todos tem mutações de albino e lutino, as vezes com alguma modificação de nome, por exemplo, o red albino é conhecido como rubi e o bronze albino é chamado de lemon. Possuem também mutações de nadadeiras longas, conhecidas como véu.

Por incrível que parece, existe uma grande diferença no temperamento das raças, os tigers e red tigers são os mais agressivos, o bronze o mais tranquilo.

Quando for comprar seu oscar, olhe bem todos os peixes no aquário, aqueles que estiverem sem marcas alguma de machucado provavelmente serão mais agressivos, escolha peixes com aspecto saudável, que nadem com as nadadeiras bem abertas e tenham a cor sólida. No mais, é só curtir esse que sem sombra de dúvida é dos mais carismáticos e queridos de todos os peixes do mundo…

Sobre Renato Moterani 16 Artigos
Natural de São Paulo-SP, é aquarista desde 1986, na época foi a uma avicultura (não existia o termo Pet Shop..rs) e comprou um peixe chamado Oscar, colocou esse peixe junto dos neons e espada de seu irmão mais velho, duas semanas depois ganhou esse aquário do irmão, após todos os peixes serem devorados. É técnico contábil, Servidor Público estadual, trabalhando atualmente no Instituto Butantan, com produção e pesquisa sobre venenos de serpentes. Sempre mantendo peixes jumbo, se especializou na área e desde 2014 mantém o grupo Peixe Grande Aquarismo e a página de mesmo nome. Atualmente possui 4 aquários montados, o maior com 2.200 litros e o menor com 100.

38 Comentário

  1. meu oscar já tem 2 anos comigo tenho notado uma mancha irregular perto do rabo , estpa ativo se alimenta super ben, preciso se previnir, msntenho tpa filtro temperatura 28% alimento sempre mesmo horario com poytara carnivoros nunca deixo que sobre alimentação semanalmente verifico ph e taxa de amonia. como te envio uma foto da mancha

     
  2. Sou criador, e admirador do tipo Oscar a um bom tempo, possuo 7 exemplares 3 Oscar tigre, 2 albinos e 1 rubi e 1 bronze ja tirei uma cria dos tigres a cerca de 6 meses, tenho um lago com cerca de 3 mil litros os 3 tigres ja estao cmg a 6 anos, os outros a poco mais de 2.. sao otimos peixes e chamam a atençao de todos que nos visita.

     
  3. Olá,

    Tenho um Oscar no aquário, porém, tenho intenção de adquirir outro futuramente.
    A introdução de outro peixe, ainda que da mesma espécie, é tranquila?

    Tenho um aquário de 300L. Seria interessante manter somente 2 nesse aquário ou poderia introduzir mais 1 exemplar.

    Atenciosamente
    Edgar

     
  4. Boa noite, gostaria de uma ajuda pra montar um aquário de Oscar, tenho um tanque de 350 litros e um filtro sunsun de 3000 litros horas, porém não sei que tipo de iluminação,
    areia, tronco e pedras decorativas colocar! Se alguém puder me ajudar e me mandar umas dicas eu agradeço! Abs

     
    • Iluminação pode ser moderada, você poderá utilizar iluminação em led ou lâmpadas tubulares, além de outras opções bem acessíveis. Substrato é um tanto indiferente, porém areia de filtro de piscina ou cascalho comum é uma boa pedida. Quanto a pedras e troncos vai de seu gosto.

       
    • Primeiro, obrigada por compartilhar este texto bem didático. Estou apavorada! Tenho um aquário de 290l que tinha 5 kinguios, vivendo felizes! Porém meu esposo foi completar a água, e naquele dia adicionou 10l de água da torneira sem adicionar anti cloro. Em menos de 12 h todos peixes mortos. Ainda estou de luto pelos meus gorduchos amados… mas ele sentindo-se culpado, avisou que em 3 dias chegarão 2 Oscar. O aquário segue circulando a água… vc acha que posso colocar os peixes nele? Por favor, preciso de uma luz! Nunca havia estudado sobre Oscar, apenas gosto da espécie. Ele disse que são dois filhotes, tenho outro aquário de 40l, posso tirar água do grande e colocar neste pequeno até ciclar o grande? Não queria que acontecesse desta forma, mas os peixes já estão encomendados!

       
  5. Ola bom dia
    Tenho um Oscar albino fêmea ela tem uns 25 cm saudável crio desde pequena de uns 8 cm … Mas meu aquário não comporta o tamanho dela , fico triste por isso
    Gostaria de doar para alguém que crie e deixe a em um ambiente saudável não para venda

     
  6. Bom dia tenho 1 oscar que vive sozinho no aguario e so se alimente de outros peixes, nao consigo dar ração, ele nao come..queira saber se tem como fazer ele comer ração?
    outra pergunta, ele tem feito buracos nas pedras chogando elas contra o vidro praticamente limpa o meio do aquaria, arrumo toda vez que ele faz isso, mas no outro dia esta la o burado de novo, oque pode ser ?

     
    • Normal ele “dessarrumar” o aquário, ele fará isso com relativa frequencia. Quanto as rações, deixe ele sem comer uns dois ou três dias e vai fornecendo ração, uma hora ele pegará.

       
    • Quando criava o meu, ele tinha essa dificuldade. Às vezes pegava a ração da Sera para carnívoros sticks, mas só dessa marca. Eu dava platys, espadas que alimentava com muita ração, até estarem bem cheios mesmo e jogava para ele. Assim comia os “recheados”…

       
  7. olá, eu tenho duas duvidas a respeito dos oscars.
    Eu tenho um tigre ja esta com uns 25cm.. mas eles tem poucas manchas avermelhadas, existe algo que eu possa fazer para aumentar essas manchas ? A outra pergunta, tenho também um oscar albino como o da foto da matéria com a calda mais escura… tipo um cinza, esse tem uns 15 cm.. gostaria de saber se quando crescer ele vai ficar todo branco ou vai continuar com essa calda escura. Aguardo retorno .. muito obrigada

     
  8. Estou a iniciar meu primeiro aquário Jumbo e tenho duvidas.
    O aquário tem 200x50x50 totalizando 500 litros
    Eu queria colocar cerca de 4 ou 6 Oscars e 2 pirararas
    Terei problemas com essa fauna ?
    Seria uma quantidade Boa para o aquário?
    Outra dúvida é que colocarei todos eles juntos desde pequenos, vejo posts sobre colocar o peixe para engorda antes, mas como eles são de tamanho igual isso é necessário?
    Qualquer informação será de grande ajuda
    Agradeço desde já!

     
  9. Olá,

    Possuo um aquário de 1,4 x 0,6 x 0,5, atualmente com um polypterus delhezi de 25cm e um polypterus bichir de 40cm.
    Será que poderia adicionar 3 oscars nessa montagem? O problema é que não posso colocar os peixes muitos pequenos, senão irão virar comida e também acredito que o espaço para engorda no sump seja pequeno para três peixes de uma vez…

    Obrigado!

     
  10. amigo tenho 4 oscar tigre que habitam um aquario de 800 litros, porem estão aparecendo umas peles brancas neles e nos olhos também o que pode ser e o que faço para tratar ?

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*