Austrolebias nigripinnis (Regan 1912)
Nome Popular: Killifish — Inglês: Dwarf Argentine Pearlfish, Black Pearlfish
Família: Rivulidae (Rivulídeos)
Origem: América do Sul; baixo Paraná e bacias do Rio Uruguai. Nordeste da Argentina e oeste do Uruguai.
Tamanho Adulto: 5 cm
Expectativa de Vida: 2 anos
Temperamento: Pacífico
Aquário Mínimo: 30 cm X 15 cm X 20 cm (9 L)
Temperatura: 10°C a 25°C
pH: 6.0 a 7.5 – Dureza: 2 a 12
Visão Geral
Encontrado em poças temporárias. Um belo killifish, com uma distribuição ampla de habitat e muito conhecido e criado em cativeiro por hobbistas de todo o mundo.
Aquário & Comportamento
Aquários à partir de 8 litros podem comportar um casal. É necessário utilizar algum substrato para desova, no Brasil utiliza-se principalmente o pó de coco tratado para este fim. Uma vez que o Austrolebias nigripinnis é um peixe mergulhador, é necessário atentar-se à profundidade do substrato que deve ser no mínimo equivalente ao comprimento do peixe. É possível diminuir a quantidade de substrato para desova utilizando um pote alto.
Quando em altas temperaturas, é recomendável utilizar aeração para garantir uma boa taxa de oxigênio dissolvido na água.
Reprodução & Dimorfismo Sexual
Ovíparo anual. O casal mergulha no substrato para deixar seus ovos. Os mesmos passam por um período de diapausa, secos, até que a próxima temporada de cheia aconteça. Em cativeiro, o aquarista deve recolher o substrato e guarda-lo até que se possa ver o embrião formado dentro do mesmo. O tempo de diapausa varia muito com a temperatura, sendo que em geral o embrião está formado com 6 a 12 semanas..
Dimorfismo sexual: Machos são maiores e apresentam coloração escura com pontos brilhantes, além de apresentar nadadeira anal maior e pontiaguda, fêmeas apresentam nadadeira anal arredondada coloração marron manchada.
Alimentação
Carnívoro, se alimentará de qualquer pequeno organismo presente na água. Em cativeiro é comum oferecer artêmias, daphnias, larvas de insetos, enquitreias, tubifex entre outros.
Etimologia: Austrolebias; composto de Austro = sul + Lebias = um táxon que abriga peixes pequenos
Referências
- http://www.itrainsfishes.net/content/austrolebias_nigripinnis_001.php
- http://www.fishbase.se/summary/Austrolebias-nigripinnis.html
- Huber, J.H., 1996. Killi-Data 1996. Updated checklist of taxonomic names, collecting localities and bibliographic references of oviparous Cyprinodont fishes (Atherinomorpha, Pisces). Société Française d’Ichtyologie, Muséum National d’Histoire Naturelle, Paris, France, 399 p.
- http://www.aquaflux.com.br/conteudo/peixes-doce/austrolebias-nigripinnis.php
Ficha por (Entered by): Alvaro Yojo — Julho/2016
Aceita rações facilmente?
Onde encontro ovos ou casais desse peixe?