Neolamprologus similis (Büscher, 1992)
Nome Popular: Lamprologus Zebra — Inglês: Zebra Shell Dweller, ‘Big-Eye’ Lamprologus
Ordem: Perciformes — Família: Cichlidae (Ciclídeos)
Distribuição: África, endêmico do lago Tanganyika
Tamanho Adulto: 5 cm
Expectativa de Vida: 5 anos +
pH: 8.0 a 9.0 — Dureza: –
Temperatura: 24°C a 28°C
Aquário Mínimo: 60 cm comprimento X 40 cm largura — o aquário deverá estar munido de substrato com granulometria pequena e muitas conchas para se refugiarem.
Comportamento & Compatibilidade: Não pode ser considerado um peixe agressivo, exceto quando defende seu território ou em época de reprodução. Em geral convivem bem com outros peixes, com exceção a outros ciclídeos de mesmo hábito o qual deverão compartilhar do mesmo aquário somente se houver uma boa área para cada peixe demarcar seu território. Pode-se manter um casal ou um trio (um macho e duas fêmeas) num aquário a partir de 50 litros.
Alimentação: Naturalmente é um micro predador se alimentando de Copépodes, ostracodas, larvas de insetos e fios de algas. Em cativeiro aceitará facilmente todo tipo de alimentação, no entanto, deve ser fornecido alimentos com alto teor proteico.
Reprodução: Ovíparo. Uma vez formado o casal, a cada postura podem liberar de 10 a 30 ovos que são depositados dentro de conchas. Larvas eclodem entre 48h e 72h, dependendo da temperatura. Os pais cuidam da progênie por cerca de três a quatro semanas, quando os alevinos deverão ser retirados para que não sejam comidos pelos pais.
Dimorfismo Sexual: Difícil a distinção, machos costumam ser levemente maiores.
Biótopo: Escolhem preferencialmente os fundos arenosos onde se escondem entre as cascas vazias de gastrópodes do gênero Neothauma.
Etimologia: –
Sinônimos: Lamprologus similis
Informações adicionais: Conhecidos como shell-dwellers, ou moradores de conchas, pois passam a maior parte de sua vida dentro de conchas de gastrópodes. Tanto para se refugiar, como para se reproduzir, etc.
Pode ser distinguido de N. multifasciatus pela presença de listras adicionais na cabeça e pescoço, além destas listras serem de cores mais claras, enquanto em multifasciatus elas são mais escuras.
Referências:
- Konings, A., 1998. Tanganyika cichlids in their natural habitat. Cichlid Press.
- Romero, P., 2002. An etymological dictionary of taxonomy. Madrid, unpublished.
- Lamprologus similis em ciclideos.com
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Dezembro/2020
Colaboradores (collaboration): —
Faça um comentário