Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / DailyMail
Nota do site Aquarismo Paulista: Bagre é um nome genérico para designar centenas de espécies diferentes de peixes gato. Loricariidae é uma família, entre tantas outras dentro da ordem Siluriformes, que abriga espécies de peixes conhecidas como Cascudos e não é uma espécie de peixe como relatado na matéria original.
Um peixe-gato foi flagrado escalando a parede de uma caverna para retirar seu alimento do topo. Os cientistas filmaram o peixe executando a tarefa, aparentemente ‘impossível’, dentro de uma caverna, no Distrito de Napo, no Equador.
Os pesquisadores estavam tentando documentar os diferentes tipos de animais selvagens no complexo de cavernas, quando eles ficaram surpresos ao ver vários outros peixes-gato tentando escalar uma cachoeira, subindo uma ladeira quase vertical. De acordo com site Biologia Subterrânea, esta é a primeira vez que a espécie foi registrada realizando tal feito.
Os cientistas identificaram o peixe como uma espécie de bagre, chamada de Loricariidae, que são normalmente encontrados em algumas partes da Amazônia, no Equador e no Peru. Os peixes da espécie têm bocas com poder de sucção, que usam para se agarrar em rochas e árvores, em águas de correnteza forte.
Porém, esta foi a primeira observação científica à adaptação do comportamento da espécie, a ponto de escalar uma parede. “Não é tão difícil encontrar um outro peixe-gato que escale rochas. O que é surpreendente é o ambiente no qual eles estão fazendo isso”, disse cientista Geoff Hoese, que liderou o estudo. “Esta é uma observação importante que merece investigação. Não há dados suficientes neste momento e só nos resta especular, mas é bom pensar que podemos estar vendo um pequeno passo evolutivo, mas significativo, de como a espécie se desloca de um nicho para outro”, completou.
Hoese disse que os cientistas retornarão à região para determinar se esses peixes acabaram saindo de seus habitats naturais, tendo que evoluir para lidar com uma situação nova.
Faça um comentário