Puntius titteya Deraniyagala, 1929
Nome Popular: Barbo Cereja/Titéia — Inglês: Cherry barb
Ordem: Cypriniformes — Família: Cyprinidae (Ciprinídeos)
Distribuição: Ásia, bacias de Nilwala e Kelani no Sri Lanka
Tamanho Adulto: 5 cm (comum: 3 cm)
Expectativa de Vida: 3 anos +
pH: 6.0 a 7.6 — Dureza: 5 a 19
Temperatura: 23°C a 28°C
Aquário Mínimo: 60 cm (comprimento) X 30 cm (largura) – a decoração do aquário é indiferente, embora se mostrem mais coloridos quando mantidos em aquário plantado e substrato escuro.
Comportamento: Pacífico e gregário, deve ser mantido no mínimo seis espécimes.
Compatibilidade: Não é um peixe exigente em termos de química da água, podendo ser mantido com a maioria dos peixes mais populares encontrados em lojas de aquarismo.
Alimentação: Onívoro, em seu ambiente natural se alimenta de detritos, algas verdes, diatomáceas, dipteranos e matéria animal. Em aquário aceitará prontamente alimentos vivos e secos.
Reprodução: Ovíparo, similar a outros barbos, após ritual de acasalamento com macho se exibindo para fêmea, ela dispersará ovos livres próximo ao substrato ou entre plantas, que serão fecundados em seguida pelo macho. Larvas eclodem em até 48 horas e nadam livremente após 24 à 48 horas. Pais não exibem cuidado parental e podem comer alevinos.
Dimorfismo Sexual: Os machos adultos são perceptivelmente menores, mais magros e mais coloridos que as fêmeas, especialmente quando em condições de desova. Algumas linhagens ornamentais parecem ter sido criadas para manter a pigmentação vermelha permanentemente.
Biótopo: Ocorre principalmente em riachos fortemente sombreados, preferindo água rasa e de fluxo lento com substrato de silte e detritos de folhas.
Etimologia: Puntius do bengalês pungti, um termo vernacular para pequenos ciprinídeos. Titteya parece ser um nome vernacular local para o peixe.
Sinônimos: Barbus frenatus, Capoeta titteya, Barbus titteya
Informações adicionais: Endêmico do Sri Lanka, onde está restrito às bacias dos rios Kelani e Nilwala, na “zona úmida” do sudoeste da ilha, além de drenagens menores na área entre elas.
P. titteya é uma escolha ideal para aquaristas iniciantes e está entre os pequenos ciprinídeos mais onipresentes no hobby. A grande maioria dos peixes à venda é cultivado em cativeiro e várias estirpes ornamentais foram desenvolvidas através de reprodução seletiva, incluindo formas albinas e “super-vermelhas”.
Referências:
- Pethiyagoda, R., 1991. Freshwater fishes of Sri Lanka. The Wildlife Heritage Trust of Sri Lanka, Colombo.
- Schliewen, U.K., 1992. Aquarium fish. Barron’s Education Series, Incorporated.
- Talwar, P.K. and A.G. Jhingran, 1991. Inland fishes of India and adjacent countries. vol 1. A.A. Balkema, Rotterdam.
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Junho/2018
Colaboradores (collaboration): –
Pode por eles com neon em um aquario de 84 l (80 cm de cumprimento) ?
Pode sim.
Olá , possuo um aquário de 75 litros , 60x30x45 , é um aqua bem plantado , filtro 500 litros hora , possuo um tricogaster leeri, 1 cascudo ancistrus, 4 corydoras, 4 otocinclus e 1dianema , estava pensando em por ou 10 neons , ou 10 rodostomos, ou 10 barbos titeia ou 6 barbos rosados , qual seria a melhor opção para meu aquário e que fosse a mais pacífica.
Neon ou barbo titeia.
Pode deixar uma luz amarela ligada pra iluminar o aquário sempre? Ou tenho q desliga as luzes pra ele descansar?
Tem que ter ciclo dia e noite.
Tenho um Aquário com 4 tetras negros, 11 neons, 1 ampularia, 3 oto limpa-vidro, 3 coridorias. Com uma quantidade mediana de plantas e trocnco fazendo refúgio, Aquário de 60x40x40, 96L, e PH 7, é possível colocar o barbo cereja ou o ouro? Se não, teria algum peixe amazônico que possa colocar? Ou já está lotado?
Dá sim!