Classificação
Classe: Actinopterygii • Ordem: Siluriformes • Família: Mochokidae
Nome binomial: Synodontis nigriventris (David, 1936)
Sinônimos: Synodontis ornatipinnis, Synodontis depauwi, Synodontis obesus, Synodontis nigroventris
Grupo Aquário: Peixes-gato (cat-fish)
Nomes comuns
Peixe Gato Invertido
Inglês: Blotched upsidedown catfish, Back-swimming congo catfish, Upsidedown cat
Distribuição & habitat
África. Bacia do rio Congo, incluindo lago Malebo e drenagens do Kasai e Ubangi. Relatado presença também na bacia do Kouilou-Niari em Makaka, República do Congo.
Países: Camarões, República do Congo e República Democrática do Congo
Habitat: margens de rios com forte presença de vegetação aquática
Mapa por Discover Life
Ambiente & parâmetros da água
Bentopelágico; água doce • pH: 6.0 – 8.0 • Dureza: 5 – 12 • Clima: tropical; 22°C – 28°C
Tamanho adulto
10 cm (comum 8 cm) • Estimativa de vida: desconhecido, supõe-se 8 anos +
Manutenção em aquário
Aquário com dimensões mínimas de 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 litros) requerido. O tamanho indicado comporta um indivíduo, se deseja manter um par ou pequeno cardume, considere uma litragem mínima do aquário para 200L com frente de 100 cm.
Deverá possuir refúgios onde poderá se esconder e repousar, uma vez que possui hábito noturno e passará a maior parte do dia refugiado. Rochas são ideais para este propósito. Iluminação fraca desejável.
Relativamente pacífico que poderá ser mantido em aquário comunitário. Prefere ser mantido em grupos de pelo menos 6 indivíduos ou sozinho, devendo ser evitado mantê-lo em dupla, uma vez que um dominará o outro agredindo constantemente. Poderá ser mantido com peixes de maior porte, desde que de comportamento igualmente pacífico.
É comum encontrá-lo de cabeça para baixo, daí seu nome comum. Este comportamento vai se acentuando cada vez mais que o peixe envelhece.
Alimentação
Onívoro. em seu ambiente natural alimenta-se de insetos, crustáceos e secundariamente de plantas e detritos. Em cativeiro aceitará alimentos secos e vivos sem dificuldades.
Reprodução e dimorfismo sexual
Ovíparo. Sua reprodução em aquário é bastante difícil, embora existam alguns relatos de sucesso. Quando ocorrente em seu ambiente natural migra para áreas inundadas para se reproduzir. A postura dos ovos ocorre em ninho rente ao substrato ou entre fendas de rochas. Larvas nadam livremente em até quatro dias e nas primeiras oito semanas nadam de cabeça para baixo somente após este período. Aparentemente não há cuidado parental.
Dimorfismo sexual
A fêmea é maior e mais gorda que o macho. Macho pode apresentar coloração mais escura.
Galeria de imagens
Descrição
Como outros membros da família Mochikidae, possuem olhos grandes, uma grande nadadeira dorsal e três pares de barbilhões. Estes peixes são adaptados para passar a maior parte do seu tempo de cabeça para baixo. Isso se reflete na pigmentação do peixe, sua barriga é mais escura do que a costa. Coloração varia bastante de acordo com o ambiente e idade do peixe, normalmente apresenta coloração cinza escuro com alguns tons de cinza pálido e algumas vezes algumas manchas verticais surgem em seus flancos.
Apresenta coloração mais clara na parte inferior de seu corpo, funcionando como uma espécie de camuflagem contra predadores aéreos ou quando olhado de cima. Isso ocorre quando o peixe está nadando de cabeça para baixo, comportamento comum nesta espécie. Sugerem ainda que o peixe apresenta este comportamento para facilitar a captura de presas próximo ao substrato.
Estudos científicos realizados sobre seu controle postural indicam que sua vesícula natatória ou mecânica próxima do ouvido não são diferentes de outros peixes. Mudanças gravitacionais parecem não afetar o peixe. No entanto, descobriram que a relação entre o sistema nervoso central e o órgão interno do ouvido é único e tem uma capacidade de auto-regulação. Ele se “regula” a medida que as pontas do peixe mudam de ângulo. A partir de 22° notou-se que este sistema começa a funcionar automaticamente mantendo o peixe estável.
É uma espécie relativamente comum no aquarismo e pode ser confundido com Synodontis contractus, porém, este último apresenta cabeça e olhos maiores.
Referências
- McKay, R.J., 1984. Introductions of exotic fishes in Australia. p. 177-199. In Courtenay, W.R. Jr. and J.R. Stauffer, Jr. (Editors). Distribution, Biology and Management of Exotic fishes. The John Hopkins University Press, Baltimore, Maryland, USA.
- Robins, C.R., R.M. Bailey, C.E. Bond, J.R. Brooker, E.A. Lachner, R.N. Lea and W.B. Scott, 1991. World fishes important to North Americans. Exclusive of species from the continental waters of the United States and Canada. Am. Fish. Soc. Spec. Publ. (21):243 p
- Riehl, R. and H.A. Baensch, 1991. Aquarien Atlas. Band. 1. Melle: Mergus, Verlag für Natur-und Heimtierkunde, Germany. 992 p.
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Junho/2014
Colaboradores (collaboration): –
Tenho um peixe gato invertido bem grande, o vendedor disse que ele tem uma espécie de esporão. Isso procede? Tenho medo de retira-lo do aquário para a limpeza do mesmo.
Sim, possuem o tal esporão. Mas não existe a necessidade de retirar os peixes para a limpeza do aquário. Seu sistema de filtragem é quem deve “fazer isso”.
O peixe gato invertido fará mal a peixes de pequeno porte como neons?
Se for criado desde pequeno com os Neons, dificilmente os incomodará.
Recentemente adquiri um peixe gato invertido, porém ele está “beliscando” o kinguio telescópio. Esse comportamento é normal ou devo tomar alguma providência?
Infelizmente ele tende a mordiscar nadadeira de peixes lento como o Kinguio ou peixes de longas nadadeiras.
Obrigado pela informação, você sabe me dizer se tem algum peixe de fundo que convive bem com o kinguio?
Corydoras adultas pode dar certo, assim como Botias.
Tenho um no meu aquário e ele está com 6 oscars mas está bem agressivo persseguindo os orcars gostaria de saber se essa espécie possui dentes, pois tenho medo dele mschucar os outros peixes
os mesmo nao possui dentes, eles possuem uma lixa q pode vir machucar um pouco os outros peixer… mas esse tipo de comportamento nao é comun, geralmente eles sao tranquilos.
Ola
Estou erdando um de 19 anos =@
Mas ele vive so pois “comeu”os peixes aquario todo, ate os maiorea
Alguma dica de qual posso colocar junto? E li que eles sao tranquilos mas Esse nao, alguma dica?
Oq eu percebi no meu aquário é, que quando ele está com fome, fica correndo atrás dos peixes lentos, no meu caso aqua de 600L, das carpas.
O correto é alimentar ele com ração de fundo,porém as carpas comem primeiro. Se vc conseguir, vai ver que ele não fica chato atrás dos demais peixes
Olá eu tenho dois exemplares no meu aquário, porém uma deles que é o maior está apresentando uma barriga grande cimo se estivesse prenha.
Será que isso pode ser hidropsia?
Sem fotos fica difícil dizer. Tente postar em nosso grupo no Facebook. https://www.facebook.com/groups/aquarismopaulista
Tenho 2 Synodontis Petricola e um esta bem barrigudo (ambos com 2 anos) será que esta “gravida”???
É uma possibilidade.
Olha, vendo a matéria, fiquei muito feliz, o meu já tem 9 anos comigo e está medindo mais de 15cm, está bem grandão e por incrível que pareça, se dá muito bem com um ciclídeo papagaio. Os dois se esfregam o dia inteiro, acredito que tentam se reproduzir, porém por se tratar de espécies diferentes, não vai para frente kkk
Ele come Camarão-Fantasma?
Certamente.
eles sao bem tranquilos ? poderiam por uns 3 , junto com 4 corydoras , 4 otocinclus , 1 ancistrus e 2 mocinhas no meu aquario de 75 litros ? ph 7 e temperatura 26 graus
Sâo agressivos entre si pelo porte de seu aquário não recomendo.
tenho um bem jovem e dá-se muito bem com os 9 neons, 1 tricogaster, de vês em quando dá cabeçadas ao ancistrus