Classificação
Classe: Actinopterygii • Ordem: Anabantiformes • Família: Osphronemidae
Nome binomial: Trichopodus leerii (Bleeker, 1852)
Sinônimos: Trichopodus leeri, Trichogaster leerri, Trichogaster leeri, Trichogaster leerii, Trichopus leerii
Grupo Aquário: Gouramis, Labirintídeos
Nomes comuns
Tricogaster Lerii, Tricogaster Lery, Tricogaster Pérola. Inglês: Pearl gourami, Mosaic gourami, Diamond gourami
Ambiente & parâmetros da água
Bentopelágico; água doce • pH: 6.0 – 7.6 • Dureza: 5 – 19 • Clima: tropical; 24°C – 30°C
Encontrado em pântanos e pequenos riachos, geralmente em meio a densa vegetação aquática. Bastante comum em planícies de água ácida.
Distribuição
Ásia. Encontrado na Tailândia, Malásia e as ilhas de Bornéu e Sumatra. Há relatos de populações introduzidas em Cingapura e Colômbia.
Mapa por Discover Life
Tamanho adulto
12 cm (comum 8 cm) • Estimativa de vida: 5 anos +
Manutenção em aquário & Comportamento
Aquário com dimensões mínimas de 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 litros) requerido. Presença de plantas altas e de plantas flutuantes é apreciado pela espécie, além de iluminação moderada e fluxo de água lento.
É uma espécie pacífica que pode se tornar tímida se inserida com espécies de peixes mais agressivos, sendo ideal para aquário comunitário. Toleram a uma grande variedade de condições de água, sendo bastante resistente e ideal para aquaristas iniciantes.
Alimentação
Onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se principalmente de pequenos invertebrados, larvas de insetos, detritos e secundariamente algas e plantas. Em cativeiro aceitará prontamente a maioria dos alimentos fornecidos.
Reprodução e dimorfismo sexual
Ovíparo. Macho constrói ninho de bolhas rente a superfície e costuma reunir ovos colocando-os no ninho. Pai protege as larvas até que eclodam e estejam nadando livremente. Ovos eclodem em até 36h dependendo da temperatura.
Dimorfismo sexual
Machos apresentam nadadeira dorsal mais longa e coloração vermelho mais intensa na área peitoral. Fêmeas são mais gordas e maiores que os machos.
Galeria de imagens
Descrição
Um dos Gouramis mais atraentes e resistentes para se manter em aquário. Como outros membros da mesma família, apresenta corpo alongado, comprido lateralmente. Suas nadadeiras peitorais são longas e finas similar a antenas. Boca pequena e voltada para cima. Manchas pérolas e marrons cobrem todo seu corpo e sua linha negra horizontal corre desde a boca até o pedúnculo caudal onde termina em forma de ponto.
Podem respirar oxigênio atmosférico através de seu órgão acessório conhecido como labirinto. Este órgão é formado por uma modificação no primeiro arco branquial, altamente vascularizado e ricamente irrigado por vasos sanguíneos, que faz com que o ar passe bem próximo da corrente sanguínea, proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão. A estrutura do órgão varia de complexidade entre as espécies , tendendo a ser mais desenvolvido em espécimes que habitam ambiente privado de oxigênio.
Referências
- Robins, C.R., R.M. Bailey, C.E. Bond, J.R. Brooker, E.A. Lachner, R.N. Lea and W.B. Scott, 1991. World fishes important to North Americans. Exclusive of species from the continental waters of the United States and Canada. Am. Fish. Soc. Spec. Publ. (21):243 p.
- Kottelat, M., A.J. Whitten, S.N. Kartikasari and S. Wirjoatmodjo, 1993. Freshwater fishes of Western Indonesia and Sulawesi. Periplus Editions, Hong Kong. 221 p.
- Riehl, R. and H.A. Baensch, 1991. Aquarien Atlas. Band. 1. Melle: Mergus, Verlag für Natur-und Heimtierkunde, Germany. 992 p.
- Roberts, T.R., 1989. The freshwater fishes of Western Borneo (Kalimantan Barat, Indonesia). Mem. Calif. Acad. Sci. 14:210 p.
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Dezembro/2014
Colaboradores (collaboration): –